Estudos Erasmus+

O programa de estudos Erasmus+ oferece a oportunidade aos estudantes do Ensino Superior de fazer um período de mobilidade internacional até 12 meses. Os estudantes que participam neste programa de mobilidade melhoram as competências linguísticas e desenvolvem novos conhecimentos através da vivência num ambiente multicultural. A nível do Ensino Superior existe a possibilidade de estudar, mas também de fazer um estágio Erasmus+ ou combinar estas duas opções.

  

Mais Detalhes

  

Requisitos

Para estudar no estrangeiro a partir do programa Erasmus+ é necessário que os candidatos estejam matriculados numa Instituição do Ensino Superior num grau de licenciatura, mestrado ou doutoramento, sendo que alunos de pós-graduação não estão incluídos. O processo de seleção varia entre Universidades, pois se houverem muitos candidatos é necessário considerar diversos fatores, como média, capacidade linguística, entre outros critérios para majoração. 

  

Duração

O período de mobilidade pode ter uma duração entre 3 e 12 meses por cada ciclo de estudos, ou seja, cada estudante poderá beneficiar de vários períodos no estrangeiro ao abrigo do programa, desde que a duração total não ultrapasse os 12 meses por cada ciclo. Os cursos com mestrado integrado oferecem a possibilidade de participar no programa até 24 meses, desde que o período esteja dividido em 12 meses nos primeiros 3 anos e 12 meses nos 2 anos seguintes.

  

Destinos

Os programas de mobilidade podem ser realizados em países do programa e países parceiros, no entanto cada Instituição do Ensino Superior tem diferentes acordos, ou seja, para escolher os destinos é necessário consultar o gabinete de mobilidade de cada universidade. Existe a possibilidade dos estudantes sugerirem uma nova parceria, no entanto não é garantido que as instituições em questão aceitem estabelecer um acordo institucional.

  

Apoio

O programa de estágios Erasmus+ prevê a atribuição de uma bolsa para apoiar com custos de viagem e estadia no país de estágio. Antes de começar o estágio, a instituição de ensino transfere 70% da bolsa e os 30% restantes após a avaliação final. O valor da bolsa depende de vários fatores, tais como, custo de vida no país de estágio, número de alunos que se candidatam e disponibilidade financeira por parte da instituição de ensino. Acrescenta-se que o programa prevê a possibilidade de estudar sem receber bolsa Erasmus ou receber um valor que não é suficiente para a estadia. Por fim, todos os estudantes que integram o programa têm acesso a apoio linguístico através da plataforma online OLS.

  

Candidatura

Para fazer a candidatura é necessário consultar o gabinete de mobilidade para saber qual a disponibilidade financeira da instituição de envio, as datas de candidatura e o tipo de creditação.Importa tomar em consideração que cada instituição estabelece diferentes critérios de  seleção, ou seja, se existirem mais candidaturas do que vagas, será necessário recorrer a um processo justo e transparente em que diversos fatores contam para majoração, como por exemplo, qualificação, capacidades linguísticas, ECTS, entre outros. 

Antes da partida é necessário preencher um learning agreement a ser assinado por todas as parte envolvidas, receber os 70% iniciais da bolsa e iniciar o período de mobilidade. No final do estágio, o learning agreement tem que ser assinado novamente, receber o reconhecimento académico e receber o restante valor da bolsa.

  

F.A.Q. Erasmus+