Agenda de Oportunidades — Fevereiro

Durante estes mês diferentes opções para que possas ter experiências nacionais ou internacionais, desde estágios em instituições da União Europeia a concursos de empreendedorismo. A Youth Cluster está aqui para te pôr a par de tudo, por isso, tira a agenda e começa a planear o teu mês.

Toma sempre em consideração que deves confirmar a adequação do teu perfil aos requisitos e objetivos de cada oportunidades. Se gostavas de encontrar mais oportunidades para fazer voluntariado, estágios nacionais e internacionais e ou começares o teu próprio negócio, visita as nossas páginas, pois anunciamos programas que têm vagas abertas durante todo o ano!

Agenda de Oportunidades Fevereiro de 2021

Candidaturas para concursos, conferências e seminários

O Charles Magne Youth Prize é um prémio destinado a jovens entre os 16 e 30 anos que tenham criado projetos que promovam a identidade e integração Europeia. Idealmente as candidaturas devem ser feitas em grupo e, para inspiração aconselhamos a visitar os vencedores Portugueses do ano passado — Beta Portugal.

O Social Innovation Tournament é um concurso organizado pelo Instituto do Banco de Investimento Europeu e, tem como objetivo premiar projetos de empreendedorismo social. As candidatura ficam abertas entre 1 de Fevereiro e 3 de Março para saberes todos os detalhes consulta a página do EIB.

Já conheces o GASNova? Se ainda não conheces é porque ainda não visitaste a nossa página sobre este ONGD. As boas notícias é que, este ano a caminhada anual começa online, logo não precisas de estar em Lisboa para participar e, este grupo promete várias discussões ao longo do ano, atividades de voluntariado e angariação de fundos! Não percas a sessão de apresentação no dia 2 de Fevereiro para ficares a conhecer tudo sobre o GASNova!

4th ASEF Young Leaders Summit é um programa financiado com a duração entre Fevereiro e Novembro com o objetivo de promover o espírito de liderança juvenil. A 4ª edição do programa terá como foco alguns dos ODS e decorre em três fases — a 1ª fase será online, a 2ª fase no Cambodia e a 3ª fase nas comunidades locais. SE tens interesse, descobre todos os detalhes e faz a tua inscrição até ao dia 3 de Fevereiro.

EU Studies & Carrear Fair é o evento para ti se queres trabalhar nas áreas de política, relações internacionais, economia ou direito. Durante os dias 4 e 5 de Fevereiro podes participar em workshops, reuniões e seminários, mas não te esqueças de fazer a tua inscrição!

O concurso literário A Ética na Vida e no Desporto é destinado a alunos do ensino secundário e inclui múltiplos prémios. Se gostavas de participar visita a página oficial, não te esqueças de ler o regulamento e submete a tua candidatura até ao dia 28 de Fevereiro.

i-Portunus é um programa de longa duração que procura financiar projetos artísticos internacionais, desde viagens a custos diários. O período de candidaturas varia consoante a área, assim, até ao dia 28 de Fevereiro podes fazer a tua candidatura para os programas de tradução literária e música; os projetos de arquitetura devem ser submetidos até ao dia 14 de Março e, a partir de 15 de Fevereiro podes fazer as candidaturas para projetos de música e património cultural. Sabe todos os detalhes na página da i-Portunus.

Voluntariado e Estágios Nacionais e Internacionais

A organização SAME está a promover um projeto de voluntariado do Corpo de Solidariedade Europeu com uma duração de 13 meses entre Julho de 2021 a Agosto de 2022. O projeto é totalmente financiado, desde voos a pocket money, inclui férias e durante o projeto ainda tens a possibilidade de regressar ao teu país de origem para “matar saudades”! Fica a saber todos os detalhes aqui e faz a tua candidatura até ao dia 7 de Fevereiro!

O Ministério dos Negócios Estrangeiros está a promover candidaturas para estágios curriculares, destinados a estudantes universitários, tanto a nível nacionais como internacional. Importa tomar em consideração que estas oportunidades não oferecem qualquer apoio financeiro para a realização do mesmo, no entanto, para estágios na UE é possível candidatar a uma bolsa de Erasmus na universidade. As candidaturas decorrem até ao dia 12 de Fevereiro e todos os detalhes podem ser encontrados no site do MNE.

Conselho da União Europeia — General Secretariat of the Council — localizado em Bruxelas abre candidaturas no dia 15 de Fevereiro para o programa de estágios remunerados a decorrer a partir de Setembro de 2021. Os estágios têm uma duração de 5 meses e as candidaturas devem ser apresentadas no site da GSC, onde estão disponíveis todos os detalhes.

O programa Assistentes de Português em França é destinado a jovens entre os 20 e 35 anos que estejam a frequentar, pelo menos, o 2º ano de licenciatura e com nível B1 em Francês. Os Assistentes de Português têm como função principal apoiar os professores de língua portuguesa na sala de aula, em estabelecimentos escolares dos ensinos básico e secundário em França durante o ano letivo 2021/2022. As candidaturas decorrem até ao dia 28 de Fevereiro.

Bolsas de Estudo Fundação La Caixa

A Fundação La Caixa oferece diferentes bolsas de estudo para estudantes que procuram ingressar Mestrados, Doutoramentos ou pós-doutoramentos ao nível internacional. Os requisitos e benefícios variam consoante a oportunidade, por isso aconselhamos a que visites o site oficial da Fundação La Caixa, de forma a encontrares a oportunidade mais indicada para o teu perfil.