Agenda de Oportunidades — Janeiro

Ano novo, novas oportunidades para o mês de Janeiro! Neste mês existem diferentes opções desde estágios em instituições da União Europeia a oportunidades em Portugal. A Youth Cluster está aqui para te pôr a par de tudo, por isso, tira a agenda e começa a planear o teu mês.

Importa destacar que deves confirmar a adequação do teu perfil aos requisitos e objetivos de cada oportunidades. Este mês não encontraste a oportunidade certa para ti? Visita a nossa página de oportunidades onde podes encontrar programas de voluntariado e intercâmbio, estágios nacionais e internacionais e ainda programas de empreendedorismo, sendo que alguns destes têm vagas abertas durante todo o ano.

Agenda de Oportunidade Janeiro de 2021

Candidaturas para concursos, conferências e seminários

2021 é o ano para finalmente (re)começar a fazer amizades internacionais e talvez até apanhar um voo para outros países, certo? Se concordas, provavelmente vais querer fazer uma candidaturas para uma destas oportunidades:

O seminário online Solidarity & Diversity é um projeto organizado pela SAME destinado a jovens entre os 16 e 23 anos que irá decorrer entre os dias 15 e 17 de Janeiro, no entanto deves fazer a tua inscrição até ao dia 3 de Janeiro no site da organização.

MAX3MIN é um festival de cinema onde são apresentadas curtas metragens com uma duração máxima de três minutos! Gostavas que a tua curta fizesse parte do festival? Faz já a tua candidatura até ao dia 14 de Janeiro!

Act.ival for Future também é uma atividade organizada pela SAME para jovens entre os 16 e 25 anos, mas não vais precisar de passar o dia em frente ao teu computador, pois o Act.ival for future irá decorrer entre 8 e 12 de Abril em Lübeck na Alemanha. Durante estes dias irás participar em workshops, jogos e discussões sobre tópicos urgentes, como democracia, migração e alterações climáticas! A organização irá cobrir o custo do transporte, alojamento e refeições, sendo que terás que pagar um fee de 30€. Não te esqueças de fazer a tua inscrição até ao dia 24 de Janeiro!

i-Portunus é um programa de longa duração que procura financiar projetos artísticos internacionais, desde viagens a custos diários. O período de candidaturas varia consoante a área, assim, até ao dia 28 de Fevereiro podes fazer a tua candidatura para os programas de tradução literária e música; a partir do dia 14 de Janeiro abrem as candidaturas para projetos de arquitetura e, a partir de 15 de Janeiro podes fazer as candidaturas para projetos de música e património cultural. Sabe todos os detalhes na página da i-Portunus.

Estudos Internacionais

As candidaturas para o programa de mestrado Erasmus Mundus terminam entre Janeiro e Março, sendo que cada curso tem datas variáveis. Esta oportunidade permite-te estudar em três universidades diferentes tanto dentro como fora da Europa e, todos os anos existem várias bolsas que cobrem todos os teus custos como propinas, viagens e alojamento e refeições. Para saberes mais detalhes sobre o programa visita a nossa página Erasmus Mundus, onde também podes ler sobre a experiência de outros estudantes.

Estágios em Instituições da União Europeia

Se gostavas de estagiar numa das Instituição, Agências ou Organismo da União Europeia, durante este mês existem algumas oportunidades para as quais te podes candidatar. Aconselhamos que visites a nossa página onde podes encontrar outras instituições da UE que recebem estagiários, uma vez que cada pessoa só pode fazer um estágio num organismo europeu, ou seja, aconselhamos-te a escolher a opção mais alinhada com os teus interesses e objetivos profissionais.

Os Bluebook Traineeships consistem nos estágios remunerados da Comissão Europeia com uma duração de 5 meses e existem 950 vagas divididas em estágios de tradução e administração. As candidaturas devem ser apresentadas entre o dia 5 e 29 de Janeiro através da plataforma da Comissão para estágios a realizar entre Outubro de 2021 e Fevereiro de 2022. Importa destacar que o método de seleção é feito por pontos, ou seja, existem fatores de majoração, como por exemplo, mobilidade em estudos, emprego e voluntariado internacional, domínio de línguas, participação ativa na comunidade, entre muitos outros.

O Banco Central Europeu —  European Central Bank —  localizado em Frankfurt na Alemanha tem várias candidaturas para estágios e empregos para diferentes graus de estudo e experiência. As datas de candidatura são variáveis consoante a vaga, pelo que deves visitar a página do ECB para obter mais informações.

A Bio-Based Industries localizada em Bruxelas, na Bélgica tem duas vagas para estagiários na área de ciências naturais e comunicação. Os estágios são remunerados têm uma duração máxima de 6 meses e a candidatura deve ser apresentada até ao dia 6 de Janeiro no site da BBI-Europe.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos — European Food Safety Authority — localizada em Parma, Itália tem candidaturas abertas até do dia 8 de Janeiro para o programa de estágios remunerados a decorrer a partir de Maio de 2021. Os estágios têm uma duração de 12 meses e as candidaturas devem ser apresentadas no site da EFSA, onde estão disponíveis todos os detalhes.

O Tribunal da Contas Europeu — European Court of Auditors — localizado no Luxemburgo oferece estágios remunerados ou não-remunerados a decorrer entre Maio e Setembro de 2021. Todos os interessados devem apresentar a sua candidatura no site oficial do ECA até ao dia 31 de Janeiro.

O Banco Mundial — The World Bank — localizado em Washington D.C tem duas fases de estágios, sendo que candidaturas para os estágios de inverno (Novembro a Março) devem ser realizadas durante o mês de Outubro. Estes estágios têm uma duração mínima de 4 semanas. Todos os interessados devem apresentar a sua candidatura no site official onde podem consultar todos os requisitos de elegibilidade.

O Corpo de Solidariedade Europeu lançou recentemente o General Online Training for European Solidarity Cops e, neste momento procuram-se entrevistadores para contratos entres Janeiro de 2021 e Julho de 2022. As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 3 de Janeiro em no seguinte formulário.