loader-logo

Agenda de Oportunidades — Julho

Julho acabou de chegar e este mês traz diferentes oportunidades, como estágios em instituições da União Europeia, propostas para ocupares as tuas férias e ainda concursos destinados a jovens cientistas, empreendedores, jornalistas, artistas e, até viajantes! A Youth Cluster está aqui para te pôr a par de tudo, por isso, tira a agenda e começa a planear o teu mês.

Toma sempre em consideração que deves confirmar a adequação do teu perfil aos requisitos e objetivos de cada oportunidades. Se gostavas de encontrar mais oportunidades para fazer voluntariado, estágios nacionais e internacionais e ou começares o teu próprio negócio, visita as nossas páginas, pois anunciamos alguns programas que têm vagas abertas durante todo o ano!

Agenda de Oportunidades Julho 2021

Ocupação de Tempos Livres

As ocupações de tempos livres são uma oportunidade acessível a todas as pessoas jovens e, na Youth Cluster queremos deixar algumas sugestões para que possas aproveitar o teu Verão da melhor forma, seja em Portugal ou no estrangeiro!

Em primeiro lugar queremos reforçar que no nosso Instagram estamos sempre a actualizar com todas as oportunidades de intercâmbios juvenis e formações internacionais através do programa Erasmus+ e, spoiler alert, existem dezenas de oportunidades para este Verão. Se não tens acompanhado o nosso Instagram envia uma mensagem e podemos actualizar-te.

Para além disso, se gostas de discutir temas Europeus temos uma oportunidade exclusiva que vai decorrer em Alcoutim entre os dias 27 e 30 de Agosto de 2021, o #SummerCEmp, mas atenção que deves fazer a tua inscrição até ao dia 18 de Julho!

Ainda em Portugal queremos realçar os programas da juventude promovidos pelo IPDJ, uma oportunidade exclusiva de fazer voluntariado com o objetivo de melhorar a tua comunidade. Existem muitos programas, cada um com objetivos, durações e áreas de atuação diferentes, por isso, aconselhamos a que visites a página oficial do IPDJ e explores a oportunidade mais adequada aos teus objetivos. Se tiveres algumas questões podes contactar a nossa equipa e, se precisares de inspiração na Associação Youth Cluster estamos neste momento a acolher duas pessoas voluntárias — uma na área de design e outra na área de programação — que estão a realizar ação “Connecting Routes” apoiada pela iniciativa Geração Z, uma ação de voluntariado jovem de longa duração financiada pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. ao abrigo do Programa Agora Nós.

Se queres melhorar o teu nível de inglês o Santander está a oferecer bolsas para cursos com uma duração até 3 meses a começar em Outubro. Uma vez que a inscrição é muito rápida, por isso aconselhamos que o faças o mais depressa possível no site Santander Universidades.

A nossa associação está ainda a organizar a ação de ativismo #PayYourIntern, apoiada pelo projeto #Cidadania do programa Cidadãos [email protected], uma componente do EEA Grants. O Programa é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, e é gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. Se gostavas de te juntar à nossa causa, preenche este formulário para receberes t-shirts, tote bags e a recomendar-nos empresas a quem deverias enviar um postal a dizer para acabarem com a promoção de estágios não remunerados!

Estágios Internacionais

O Conselho Europeu Para os Refugiados e Exilados— European Council for Refugees and Exiles — localizado em Bruxelas está a recrutar para um estágio na área legal. Este tem uma duração inicial de 6 meses e o período de candidaturas encerra no dia 7 de Julho. A bolsa tem um valor fixo de 936€ e podes encontrar mais detalhes sobre as funções e requisitos na página do ECRE.

A Agência Europeia da Segurança Marítima — European Maritime Safety Agency — têm candidaturas abertas para estágios remunerados em Lisboa. O período de candidaturas encerra no dia 9 de Julho e as candidaturas devem ser feitas na página oficial da EMSA.

O Serviço Europeu para a Ação Externa da UE — European External Action Service — oferece várias oportunidades de estágios remunerados em escritórios externos à União Europeia. As candidaturas variam consoante o posto e, por isso aconselhamos a que confirmes todos os detalhes na página de candidaturas. Acrescentamos ainda que devido à actual pandemia as contratações estão a dar prioridade a pessoas que já se encontram no país onde o estágio irá decorrer.

Concursos

O Concurso Nacional de Jovens Criadores é da responsabilidade do IPDJ e, tem como objetivo principal apoiar jovens nacionais que atuam nos ramos da arte e cultura. As candidaturas podem ser feitas individualmente ou em grupo e encerram no dia 1 de Julho. Todos os detalhes devem ser consultados no site da Fundação da Juventude.

As candidaturas para Concurso do Gap Year Portugal terminam já no dia 4 de Julho e é uma oportunidade destinada a jovens entre os 18 anos e 27 anos à data presumível de partida para o gap year. Se não vais a tempo de fazer a candidatura para este ano, não desesperes, pois este concurso é anual.

O concurso Youth4Regions é organizado pela Comissão Europeia e destinado o jovens entre os 18 e 30 que tenham até 2 anos de estudos ou experiência em jornalismo e interesse em políticas regionais da União Europeia. O concurso prevê 1 lugar para um/a participante de Portugal. Se tens o perfil adequado, tens até ao dia 12 de Julho para enviar um artigo (2500 – 6250 palavras) ou um vídeo (2 – 3 minutos) sobre um projeto co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional — European Regional Development Fund — ou Fundo de Coesão — Cohesion Fund — através do formulário Youth4Regions 2021. O prémio consiste numa viagem a Bruxelas, entre 10 e 15 de Outubro, com os jovens vencedores de outros países e todas as despesas estão incluídas. Estas datas marcam a EU Regions Week e todos os candidatos selecionados irão participar em formações, conhecer as instituições europeias e jornalistas de renome.

A Fundação da Juventude alargou o prazo de candidaturas para o 29º Concurso de Jovens Cientistas, por isso tens até ao dia 26 de Julho para submeter a tua candidatura. Este concurso tem como como objetivos promover os ideais de cooperação e intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores entre os 15 e 20 anos de idade com o apoio da escola.

Por fim, o Concurso Nacional de Jovens Empreendedores encerra candidaturas no dia 30 de Julho e é destinado a jovens entre os 15 e 25 anos. Para saberes todos os detalhes deves consultar a página oficial da Fundação da Juventude.