loader-logo

Agenda de Oportunidades — Junho

Junho acabou de chegar e este mês traz diferentes oportunidades, como estágios em instituições da União Europeia, concursos de escrita e curtas metragens, prémios para jovens e cientistas, entre muitas outras! A Youth Cluster está aqui para te pôr a par de tudo, por isso, tira a agenda e começa a planear o teu mês.

Toma sempre em consideração que deves confirmar a adequação do teu perfil aos requisitos e objetivos de cada oportunidades. Se gostavas de encontrar mais oportunidades para fazer voluntariado, estágios nacionais e internacionais e ou começares o teu próprio negócio, visita as nossas páginas, pois anunciamos alguns programas que têm vagas abertas durante todo o ano!

Agenda de Oportunidades Junho2021

Ilustrador/a para Ação de Ativismo #payyourintern

A equipa da Youth Cluster está a organizar uma ação de ativismo com o objetivo de alertar sobre a problemática dos estágios não remunerados e, para isso precisamos de um/a artista que nos possa ajudar a criar imagens para os nossos postais, tote bags e t-shirts. O trabalho é remunerado e, todas as candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 10 de Junho. Fica a conhecer todos os detalhes no infopack.

Estágios Nacionais e Internacionais

Os Parlamento Europeu — European Parliament — localizado em Bruxelas oferece estágios remunerados com uma duração de 5 meses entre 1 de Outubro deste ano e 28 de Fevereiro de 2022. Todas as pessoas interessadas devem apresentar a sua candidatura no site oficial do Parlamento Europeu durante o mês de Junho. Existem oportunidades nas mais diversas áreas.

O EstágiAPXXI é um programa extraordinário de estágios na administração direta e indireta do Estado e, existem 500 vagas para a categoria de técnico superior com uma posição remuneratória equivalente. Os estágios têm uma duração de 9 meses e são destinados a jovens que tenham, pelo menos concluído a licenciatura. Para apresentar candidatura e ficar a conhecer todas as oportunidades oferecidas, basta consultar a página EstágiAPXXI até ao dia 7 de Junho.

O Banco Central Europeu —  European Central Bank —  localizado em Frankfurt na Alemanha tem várias candidaturas para estágios para diferentes graus de estudo e experiência. As datas de candidatura são, na sua maioria até ao dia 16 de Junho pelo que deves visitar a página do ECB para obter mais informações.

O Tribunal da Contas Europeu — European Court of Auditors — localizado no Luxemburgo oferece estágios a decorrer entre 1 de Outubro de 2021 e 28 de Fevereiro de 2022. Todas as pessoas interessadas devem apresentar a sua candidatura no site oficial do ECA até ao dia 30 de Junho.

Concursos

Despict é um concurso destinado à apresentação de curta metragens até 90 segundos. As candidaturas devem ser feitas no site oficial até ao dia 14 de Junho para se habilitarem a ganhar diferentes prémios monetários, entradas em festivais de cinema ou subscrições. Para filmes com uma duração superior até 30 minutos, estes podem entrar no Encounters Film Festival, no entanto a submissão requer pagamento.

A Goi Peace Foundation sediada no Japão está a promover um concurso literário sobre o tópico “What is life?”. As candidaturas vão ser avaliadas em duas categorias distintas baseadas na idade, ou seja, uma para crianças até aos 14 anos e, a segunda para jovens entre os 14 e 25 anos. Os textos não devem ter mais do que 700 palavras em Inglês ou Francês e, os vencedores vão receber prémios monetários. As submissões devem ser feitas até ao dia 15 de Junho na página International Essay Contest for Young People.

Mais um concurso literário e, desta vez destinado aos países que fazem parte da região mediterrânea, sendo que o objetivo é que as candidaturas reflitam em cerca de 2500 palavras sobre os nossos conhecimentos comuns e na importância da partilha na criação de uma cidadania que “abraça” toda a região do Mediterrâneo. Os/as autores/as dos 10 textos vencedores vão ser convidados/as a visitar Barcelona no dia 30 de Novembro de 2021 para participar numa série de eventos. As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 25 de Junho na página Sea of Words.

A Fundação da Juventude está a promover o 29º Concurso de Jovens Cientistas que tem como como objetivos promover os ideais de cooperação e intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores entre os 15 e 20 anos de idade com o apoio da escola. As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 18 de Junho para se habilitarem a receber até 1 dos 5 prémios monetários oferecidos.

A Associação Mais Cidadania está a promover um concurso para jovens entre os 13 e 25 anos que tenham criado ações ou práticas de envolvimento cívico e participação ativa na comunidade. Se acreditas que o teu projeto individual ou de grupo teve impacto e gostavas de partilhar com os outros, vem saber mais sobre o Prémio #CidadaniaJovem 2021 e faz a tua candidatura até ao dia 30 de Junho. Os jovens responsáveis pelas iniciativas vencedoras vão receber um Pack Ativista #Cidadania.

Atividades Internacionais

O European Youth Event decorre anualmente em Estrasburgo e, tem como objetivo juntar milhares de jovens de toda a Europa e mais além para que exista a possibilidade de partilharem as suas ideias sobre o futuro da Europa. Em 2021 o evento vai decorrer entre 8 e 9 de Outubro e, neste momento o Parlamento Europeu está a recolher candidaturas para que grupos informais de jovens ou associações possam integrar a programação com uma atividade e, desta forma receber apoio para os custos de deslocação e alojamento. As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 2 de Junho na página EYE2021.

O populismo ganha pelas suas fortes palavras e pelos seus líderes carismáticos, mas a Democracia deverá ganhar pelas suas ações e, a International Youth Conference procura dar a voz aos jovens entre os 18 e 24 anos que têm interesse em debater e encontrar soluções para apoiar a democracia liberal, num momento em que as ideias pessimistas do nacionalismo e populismo ganham palco. As candidaturas encerram no dia 31 de Agosto, mas aconselhamos a que comeces já a preparar a tua candidatura! O evento vai decorrer em Gothenburg entre os dias 22 e 25 de Novembro.