loader-logo

Agenda de Oportunidades — Dezembro

Dezembro acabou de chegar e com ele chegam novas oportunidades que não podes perder! Neste último mês de 2020 existem diferentes opções desde estágios em instituições da União Europeia a oportunidades em Portugal. A Youth Cluster está aqui para te pôr a par de tudo, por isso, tira a agenda e começa a planear as candidaturas que vais fazer.

Não te esqueças de confirmar sempre a adequação do teu perfil aos requisitos e objetivos de cada oportunidades. Se estas não forem as melhores opções para ti, mas ainda estás a procura de um projeto de voluntariado internacional, um estágio ou ainda um intercâmbio, podes visitar a nossa página de oportunidades, pois muitos dos programas que anunciamos têm vagas abertas durante todo o ano.

Agenda de Oportunidades Dezembro 2020

Oportunidades em Portugal

O Projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem conta com o apoio da Associação “Teach For Portugal” responsável por encontrar mentores que possam apoiar alunos em situação de venerabilidade dos ensinos básico e secundário. Os mentores devem desempenhar funções entre os meses de Janeiro a Julho de 2021 a tempo parcial ou completo. As candidaturas devem ser feitas até ao dia 1 de Dezembro as 23:59h no site oficial do Projeto GAP.

Através da iniciativa Academias Gulbenkian do Conhecimento, a Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a ASHOKA vão selecionar 25 jovens com menos de 25 anos que apresentam soluções inovadoras para solucionar problemas a nível local e global. Para participar, os candidatos devem fazer parte das Academias Gulbenkian do Conhecimento e fazer a sua candidatura para o desafio 25 sub 25 até ao dia 16 de Dezembro .

Estágios em Instituições da União Europeia

Se gostavas de estagiar numa das Instituição, Agências ou Organismo da União Europeia, durante este mês existem algumas oportunidades tanto em Portugal como na Europa. No caso destas oportunidades não serem adequadas aos teus objetivos pessoais e profissionais, podes sempre visitar a nossa página sobre os estágios em instituições da UE, pois cada pessoa só pode fazer um estágio num organismo europeu, por isso é melhor escolher a opção mais alinhada com os teus interesses.

A Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho — Eurofund — sediada em Dublin tem candidaturas abertas para estágios remunerados tanto na sua sede como em Bruxelas. Estes têm uma duração de 6 meses que pode ser renovada por igual período. Mais detalhes sobre os estágios podem ser encontrados no site oficial do Eurofund, sendo que o período de candidaturas termina no dia 13 de Dezembro.

A Agência Europeia da Segurança Marítima — European Maritime Safety Agency — têm candidaturas abertas até ao dia 14 de Dezembro para 5 estágios remunerados em Lisboa. Os estagiários podem escolher a duração desde 3 e 6 meses a decorrer entre 1 de Março de 2021 e 31 de Agosto. As candidaturas para as vagas disponíveis devem ser feitas no site oficial da EMSA.

A Autoridade Europeia de Mercados de Valores Mobiliários — European Securities and Markets Authority — localizada em Paris tem candidaturas abertas até ao dia 31 de Dezembro para estágios remunerados para estudantes de licenciatura e licenciados. Os estágios podem ter uma duração entre 6 e 12 meses, sendo que os detalhes de cada vaga devem ser consultados no site da ESMA.

A Euroradio tem ainda estágios curriculares remunerados em cerca de 500€ para estudantes universitários fluentes em francês a frequentar um cursos de jornalismo, comunicação ou ciência política. Estes estágios devem ser complementados com uma bolsa de estágios Erasmus+ e iniciam-se a 1 de Fevereiro até 2 de Julho. Se não fores a tempo de fazer a tua candidatura podes sempre esperar pela próxima ronda de estágios, pois todos os anos existem duas temporadas. Todos os detalhes na página oficial da Euroradio.

Bolsas de Estudo

O Istituto Europeo di Design e “Aldo Galli“ Academy of Fine Arts estão a oferecer 40 bolsas de estudo para diferentes cursos em Itália e Espanha. Estas bolsas cobrem 50% dos custos das propinas e são destinadas a estudantes que vão terminar o ensino secundário em 2021. Mais informações sobre os cursos disponíveis e detalhes para fazer a candidaturas devem ser consultados no site oficial.

A bolsa de estudo Danceweb é um programa de 5 semanas intensivas de correr entre 14 de Julho e 18 de Agosto em Viena, destinada a bailarinos, bailarinas, coreógrafos e coreógrafas. As candidaturas devem ser feitas até ao dia 15 de Dezembro e todos os requisitos podem ser consultados na página Life Long Burning.

A Organização para a Cooperação e Segurança na Europa tem candidaturas abertas durante todo o ano para assistentes de investigação que tenham concluído o seu Mestrado em áreas relacionadas com Ciência Política, Relações Internacionais ou Direito. Os candidatos devem ter no máximo 28 anos e ser fluentes em, pelo menos Inglês. Os programas de investigação têm uma duração de 6 meses, podem decorrer em Copenhaga ou Viena, sendo que a bolsa atribuída varia consoante o destino. Mais informações podem ser consultadas na página do OSCE PA.