Amizades Internacionais

CISV Franco

Quando me perguntam o que é o CISV — Children International Summer Villages — e qual o objetivo desta organização e dos campos que organizam para as crianças de todo o mundo, quase que não tenha palavras para descrever e, quando o que faço, costuma ser difícil não me perder na explicação, mas ainda assim vou tentar.

Em primeiro lugar, o CISV é destinado a pessoas que acreditam que um mundo melhor é possível e que estão dispostas a tomar parte ativa para que isso aconteça, por isso, se te revês neste conceito, o CISV é ideal para ti!

No CISV tens a oportunidade de conhecer pessoas de vários backgrounds, pessoas muito diferentes de ti, pessoas que nunca terias a possibilidade conhecer no teu dia-a-dia, mas, de alguma forma, num curto período de tempo estas pessoas tornam-se os teus melhores amigos e vais levar essas amizades para casa contigo. Como? Não sei bem, mas talvez porque deixamos todas as nossas diferenças de lado e ficamos a conhecer a essência de casa pessoa e, assim começamos a perceber que, pela diferença de cada um, tornamo-nos mais completos. Quando participas nas atividades do CISV começas a fazer parte de uma rede global de agentes de mudança e crias a tua própria rede de amigos espalhados por todo o mundo. Neste momento, tornas-te oficialmente um cidadão do mundo.

Quando participas no CISV tens um papel modelador no desenvolvimento das crianças, pois és responsável por lhes ensinar sobre a vida. Ensinar de uma forma diferente, não sobre o mundo em que vivemos neste momento, mas sobre um mundo que queremos alcançar e, através de diversas atividades ajudas a fomentar a compreensão de que a paz é possível, que devemos resolver os conflitos de forma pacífica e cuidar do nosso planeta, ou seja, não é difícil criar um mundo melhor se todos fizermos a nossa parte. Estes campos são essenciais para as crianças, pois é neste momento da sua vida que suas mentes ainda se estão a formar, a receber nova informação, construir a sua filosofia de vida, definir os valores que querem seguir e as causas que querem apoiar. As crianças são o futuro e, toda a informação que recebem nas vilas internacionais têm um papel fundamental para o seu futuro enquanto cidadãos ativos e líderes que têm capacidade de lutar por um mundo melhor.

Sinceramente, podia continuar a explicar porque é que todos deveriam fazer parte deste tipo de atividades, mas acho que o melhor é mesmo experimentar e sentir como o CISV pode mudar o rumo da tua vida. Eu conheci o CISV há 4 anos e, desde essa altura tenho estado ativamente envolvido tanto a nível nacional, como internacional. Neste momento posso dizer com toda confiança que a minha vida mudou de tantas formas.

Franco Umaña Rodríguez