loader-logo

Terminei um ciclo de estudos — E agora?

Todos os anos milhares de alunos terminam mais um ano e, para muito, isso significa o fim de um ciclo de estudos que traz consigo muitas questões sobre o que vem a seguir. Para outros jovens pode significar a necessidade de uma pausa antes de terminar um curso. Em ambos os casos queremos apoiar nesta fase que pode ser um pouco desafiante.

Continuar os Estudos

Caso tenhas terminado um ciclo, podes sempre passar à fase seguinte dos teus estudos, ou seja, licenciatura, pós-graduação, mestrado ou doutoramento.


Se acabaste agora o secundário e estás a pensar no desafio que é passar mais três anos com o nariz nos livros, vimos-te animar e explicar como podes tornar os teus estudos muito mais interessantes. Por cada ciclo de estudos podes participar em diferentes programas de mobilidade, por exemplo, 12 meses com o programa Erasmus+, desde estudos a estágios, 6 meses com o programa Almeida Garrett a estudar noutra Universidade Portuguesa e ainda existem programas de mobilidade fora da Europa. Os teus estudos não têm que ser aborrecidos e, independentemente do curso que escolhas podes tornar tudo mais prático com estágios nas férias e períodos de estudo noutras universidades.

Já tens o diploma da licenciatura, experiência profissional e estás a ponderar integrar um mestrado? Se te encontras nesta situação aconselhamos a consultar os mestrados Erasmus Mundus, durante os quais podes fazer o teu ciclo de estudos em três universidades diferentes, enquanto recebes uma bolsa que cobre todos os teus custos. Importa destacar que, para integrar este programa é conveniente já ter alguma experiência na área em que vais estudar, uma vez que existe muita competição.

Para qualquer ciclo de estudos podes procurar oportunidades para estudar no estrangeiro, o que talvez seja mais apelativo, caso não encontres em Portugal um curso que esteja alinhado com os teus objetivos. Tanto a nível nacional como internacional deves consultar as bolsas de estudo disponíveis no site da DGES e European Funding Guide, uma vez que é uma excelente oportunidade para reduzires o custo dos teus estudos.

Ganhar Experiência Profissional

Independentemente do ciclo de estudos que acabaste de terminar é sempre bom mergulhar em novas realidades e contextos, de forma a perceber que passos vêm a seguir.

Em primeiro lugar, precisas de identificar qual ou quais as áreas que gostavas de explorar e, relembramos que voluntariado é tão importante quanto estágios, por isso não tenhas receio de o fazer, pois podes encontrar projetos em todas as áreas, aprender uma língua nova e conhecer pessoas. O Corpo de Solidariedade Europeu é uma boa opção para começar, no entanto existem muitas outras oportunidades de voluntariado internacional que deves explorar.

Os estágio nacionais e os estágios internacionais também são ideais para adquirir experiência profissional, por isso, deves explorar ambas as opções. Toma em consideração que, em alguns casos é necessário já ter a licenciatura completa ou ainda estar a estudar, por isso, toma em consideração todos os requisitos.

Caso tenhas um espírito mais empreendedor e que gostavam de iniciar um negócio, o Erasmus para Jovens Empreendedores é a oportunidade certa para adquirir ferramentas e ter um mentor para apoiar neste processo de desenvolvimento da ideias. A melhor parte é que não existe limite máximo de idade para participar no programa.

Desistir ou Fazer uma Pausa nos Estudos

Esta fase de indecisão é normal e, muitos de nós passamos e já passámos pelo mesmo, por isso, vamos dar alguns conselhos que podem tornam o teu ciclo de estudos menos pesado.

Numa primeira instância deves perceber se o melhor é mudar de curso ou terminar o que já estás a fazer, pois independente da área de estudos podes sempre fazer outro grau numa vertente completamente diferente ou ainda trabalhar noutras áreas. As licenciaturas, mestrados e doutoramentos já não definem a área onde vamos trabalhar, no entanto se precisas mesmo de mudar deves consultar o gabinete de apoio da tua faculdade, ponderar bem e fazê-lo.

Por vezes o sentimento de cansaço ou aborrecimento também pode levar a questionar se devemos desistir, no entanto há outras opções! Aconselhamos a contactar o gabinete de mobilidade da tua universidade e fazer a candidatura para um dos programas de mobilidade em estudos, uma vez que isto vai permitir mudar de ambiente e crescer. Outra opção consiste em utilizar os períodos em que não tens aulas para fazer intercâmbios juvenis. Pela nossa experiência, esta é uma oportunidade para tornar a nossa vida mais entusiasmante, descobrir novas realidades e, por vezes, até ajudar com trabalhos que tens que fazer para a universidade.

Fazer uma pausa a meio dos estudos não significa perder um ano e, se precisas de uma pausa, deves utilizar este tempo para trabalhar, viajar, fazer voluntariado e descobrir melhor o que queres fazer. Na Youth Cluster promovemos especialmente oportunidades financiadas, por isso, se precisas de ajuda podes contactar o nosso gabinete de aconselhamento e a Gap Year Portugal também te pode ajudar.

Terminar Disciplinas e Melhorar a Média

Tens uma ou duas disciplinas para trás ou precisas de melhorar a tua média? Não te preocupes, temos algumas soluções para que este “problema” seja um ganho na tua vida pessoal e profissional.

Queres fazer novamente os exames nacionais para teres a média para o curso que queres? Neste caso podes utilizar este ano para fazer algo diferente e usar alguns dias para continuar a estudar para os exames, por exemplo, se fizeres um projeto de voluntariado de longa duração com o Corpo de Solidariedade Europeu podes acordar com a organização de acolhimento trabalhar um pouco menos e ter mais tempo livre para estudar todas as semanas. Desta forma estás a ganhar experiência profissional, aprender uma nova língua, melhorar o teu inglês e vais ter mais preparação para entrar na licenciatura no ano seguinte.

Estas a terminar a licenciatura ou o mestrado, mas tens uma ou duas disciplinas para trás? Se ainda podes fazer exames de verão para terminar o ciclo de estudos, imaginamos que já o estás a fazer, no entanto no caso de teres que fazer estas disciplinas no próximo ano, tens a opção de as fazer em mobilidade. Um dos exemplos é o programa Almeida Garrett, através do qual podes fazer outras disciplinas numa universidade a nível nacional e ter equivalência, no entanto existem mais programas de mobilidade que podem ser utilizados com o mesmo objectivo.