Voluntariado Online com as Nações Unidas

Teresa Valente UN Volunteers

Hoje, dia 24 de Outubro é o dia das Nações Unidas e, quem me conhece, sabe que o meu sonho é trabalhar no campo para a ONU. Estou sempre atenta às oportunidades na ONU, seja estágios ou voluntariados, e foi durante uma das minhas pesquisas que esbarrei com o UN online volunteering service – um plataforma da ONU que publica oportunidades de voluntariado online. Achei esta oportunidade perfeita para o momento em que estamos a viver, pois muitas vezes só pensamos em voluntariado presencial e esquecemo-nos do voluntariado online. 

Na plataforma encontram-se oportunidades de voluntariado nas mais variadas áreas. As minhas áreas de especialização são psicologia e extremismo violento, e como recém licenciada ficou difícil ganhar experiência nessa área. Quando vi uma oportunidade da UNV para uma vaga de voluntariado numa das minhas duas áreas de estudo, não pensei duas vezes e candidatei-me. O que não estava à espera era de, passado umas semanas, receber uma resposta positiva que tinha sido um dos 3 voluntários selecionados entre 150 para trabalhar no projeto.  

Na equipa somos 3 voluntários – Portugal, Grécia e Israel – coordenados por uma Analista de Extremismo Violento, da UNDP. Nesta experiência, não só posso usar o que aprendi e estudei para a construção de um mundo melhor, como tenho expandido o meu conhecimento e feito networking

Primeiro, estar numa equipa de diferentes áreas tem sido muito enriquecedor para desenvolver-me pessoal e profissionalmente. Segundo, através deste projeto tenho trabalhado com pessoas da ONU, não só nos escritórios de Nova Iorque, mas espalhados por todo o mundo. E recebo muitos outros benefícios que nunca esperei ter, por exemplo, a nossa coordenadora convida-nos para eventos online destinados a trabalhadores da ONU que, se não fosse através deste projeto de voluntariado, não teria acesso. Um dia decidi ir a uma talk e, quando reparei estava lá a Rainha Máxima da Holanda e Amina Mohammed, Vice-Secretária-Geral da Organização das Nações Unidas. Eu no meio de gente incrível, nem queria acreditar! A minha coordenadora tenta ao máximo encontrar oportunidades para nos ajudar a progredir e alcançar os nosso objetivos profissionais.

O meu conselho é que arrisquem e não deixem estas oportunidades passar ao lado. Pode ser tão enriquecedor como voluntariado presencial. E através desta experiência incrível estou mais perto do meu sonho.

Teresa Valente