Trabalhos Sazonais Internacionais

 

Os trabalhos sazonais internacionais são um excelente oportunidade para sair da nossa zona de conforto enquanto desenvolvemos novas competências e exploramos novas oportunidades pessoais e profissionais. Ao escolher um trabalho sazonal fora de Portugal é importante realçar que vão existir mais custos de transporte e alojamento, logo nem sempre compensa financeiramente. Aconselhamos a que faças bem as contas de forma a garantir que uma oportunidade de trabalho não se transforma numa despesa.

As oportunidades de trabalho sazonal no estrangeiro costumam incidir maioritariamente em oportunidades nas áreas de turismo, no entanto, ainda assim é possível encontrar oportunidades nas áreas de educação, comunicação, ciência, entre outras.

Destacamos e, reforçamos veementemente que, tanto um trabalho de Verão ou um estágio de Verão não devem exigir o pagamento para o frequentar, pois ninguém deve pagar para trabalhar independentemente da oportunidade. Para além disso, os programas para os quais te candidatas devem ser remunerados, de forma a evitar a perpetuação de um mercado de trabalho que não paga aos estagiários como referimos no nosso artigo “A Juventude e o Mercado de Trabalho”.

Trabalhos Sazonais

 

Como referido anteriormente, os trabalhos sazonais nos diferentes países costumam estar mais relacionados com a área do turismo, por isso, deverás combinar o trabalho com áreas do teu interesse que contribuam para que alcances os teus objetivos pessoais e profissionais, por exemplo, aprender um novo idioma, aprofundar conhecimentos numa área específica, criar contactos para oportunidades de emprego futuras, entre outros.

 

Cursos de Línguas e Campos de Férias

Uma oportunidade que existe um pouco por todo o mundo são os cursos de línguas que, nos meses de Verão contratam monitores, de que é exemplo a associação Education First, sediada em múltiplos países. Uma opção semelhante, mas com crianças consiste em ser monitor de campos de férias. Algumas plataformas onde podes encontrar oportunidades nestas áreas incluem o Summer Jobs, Season Workers e o Go Overseas, onde podes ainda encontrar outros empregos típicos da época de verão.

 

Babysitting

Também nas férias existem várias oportunidades de babysitting, o chamado Au Pair, em vários países. Neste caso, as plataformas mais indicadas incluem a IAPA, e Au Pair World.

 

Picking Jobs

Se tens interesse num trabalho de Verão mais físico e, em contacto com a natureza, aconselhamos os picking jobs, que consistem em apanhar fruta da época. Neste caso reforçamos que deverás ter atenção às condições de trabalho e garantir que tens o perfil adequado. Podes encontrar oportunidades em todo o mundo na plataforma Picking Jobs.

 

Estágios de Verão Internacionais

Se procuras uma oportunidade noutra área, a plataforma ErasmusIntern costuma conter dezenas de oportunidades nas mais diversas áreas, mas reforçamos que, várias destas oportunidades esperam que o estágio seja feito através do programa de estágios Erasmus+ e, para integrar o programa é necessário estar a frequentar um curso no Ensino Superior.

 

Contacta as empresas

Por fim, reforçamos que, existem oportunidades em diferentes empresas que não estão listadas e, um conselho que temos para ti, consiste em escolher um destino e procurar empresas nas áreas do teu interesse, por exemplo, o Aquário Nacional de Malta emprega várias pessoas jovens nos meses de Verão, os parques aquáticos costumam fazer o mesmo, assim como alguns museus um pouco por todo o mundo. Desta forma, nada melhor do que procurar e contactar diretamente algumas empresas e instituições!

 

Empreendedorismo e Alternativas

Tens um espírito mais empreendedor e procuras uma oportunidade “fora da caixa”? Também temos uma solução para ti! Algumas fundações oferecem bolsas de viagem que permite às pessoas jovens fazer uma viagem com propósito enquanto exploram um determinado tópico, exemplo disso é a Schwarzkopf Foundation, o projeto Europe on Track, entre outras oportunidades que a nossa equipa vai anunciando na nossa agenda de oportunidades.

Aconselhamos ainda o programa Erasmus para Jovens Empreendedores que, pelas suas caraterística permite participar no programa de formação junto de um empreendedor experiente durante 2 e 6 meses. Os meses do programa podem ser feitos em períodos separados desde que seja concluído até 12 meses depois a data de início. Isto significa que, poderás utilizar 2 meses e meio das férias de Verão para iniciar o programa e depois continuar durante épocas que tenhas tempo livre.

 

 

F.A.Q Trabalhos Sazonais Internacionais