Para qualquer pessoa com interesse em democracia, é indubitável que a União Europeia é o projeto que mais nos faz sonhar. Foi uma ideia revolucionária que finalmente trouxe paz e estabilidade aos seus países constituintes. É lá que pudemos encontrar ao longo da história as personalidades políticas mais brilhantes e as ideias mais ambiciosas para melhorar a vida dos seus cidadãos. Afinal de contas, é este projeto que nos dá acesso ao espaço Schengen, ao Erasmus+, à comunicação sem roaming, entre outros.
Sim, a União Europeia não é perfeita, e ainda existem muitos aspetos que temos de lutar para melhorar. No entanto, somos nós que construímos a União, e é por isso que o programa de estágios Blue Book é tão bonito: porque podemos dar o nosso contributo direto e tornar a Europa um pouco mais à nossa imagem.
Tudo começa com a candidatura no portal dedicado a este programa de estágios da Comissão Europeia; sim, não te esqueças que este programa é orientado para a Comissão, enquanto o Parlamento e o Conselho – todas elas instituições irmãs mas distintas – têm os seus próprios programas de estágios. Apenas tens de te registar, inserir os teus estudos, experiências profissionais, as línguas que conheces, as tuas capacidades e habilidades, bem como responder a algumas perguntas sobre o teu interesse no projeto europeu e sobre estagiar neste organismo em específico.
Durante a candidatura podes também indicar as tuas preferências de onde gostarias de realizar o estágio; este passo pode ser um pouco intimidante, uma vez que a estrutura da Comissão é um monstro de burocracia por vezes difícil de descodificar. Esta é, no entanto, uma boa altura para escolheres uma temática pela qual tenhas uma grande paixão, e com isso garantires a possibilidade de depois te envolveres com uma área que te motive todos os dias. Dá uma vista de olhos pelos DGs (Directorate General) e pelas agências existentes e faz uma carta de motivação à altura do desafio! Este programa é altamente competitivo, pelo que é boa ideia fazeres a tua candidatura com tempo e pensares com atenção a melhor forma de venderes o teu peixe!
Se fores pré-selecionado, parabéns! Só tens de comprovar os dados que forneceste na candidatura e incluem-te no Blue Book, uma espécie de base de dados com todos os potenciais estagiários. Agora, só tens de esperar que alguém na Comissão repare no teu perfil e diga: “é mesmo esta pessoa que estava à procura para a minha secção!”
O ambiente na Comissão é, sem dúvida, um misto de emoções. Ao início pode ser um pouco intimidante: entrar no Berlaymont e partilhar as salas onde se tomam as decisões mais influentes para o nosso país, ou até mesmo participar numa sessão de formação que nos alerta do risco de sermos alvos de tentativas de espionagem! No entanto, este foi o ambiente profissional em que me senti mais valorizado durante toda a vida. Adorei o desafio de estar rodeado de pessoas dedicadas, extremamente competentes, e que confiam naquilo que tens para contribuir. Este é um programa altamente motivante em que vais querer dar o melhor de ti todos os dias, e que te vai ajudar a desenvolver novas capacidades e aprender muitas coisas novas.
Se já te estás a assustar com a exigência e profissionalismo desta experiência, não desesperes! O programa de Estágios Blue Book é conhecido por criar fora das horas de trabalho um ambiente descontraído, animado e de grande diversão, um pouco à semelhança de uma experiência Erasmus (se bem que pode ser mais difícil fazeres gazeta e só acordares à hora de almoço!). Vais poder conhecer pessoas de toda a Europa (e um pouco de todo o mundo, se procurares com atenção), e criam-se sempre diversos grupos que agradam aos interesses de todas as pessoas: pubquizes, debates, saídas à noite, futebol, teatro, caminhadas… A vossa criatividade é o limite. Além do mais, Bruxelas é uma cidade fantástica, muito inclusiva, cheia de diversidade e sempre com coisas a acontecer, pelo que vais ter sempre o bixinho de sair de casa e experienciar todas as possibilidades que esta curta experiência de 5 meses tem para te oferecer!
Telmo Romeu