O meu Bairro em Fotografias 

O meio artístico e criativo como agente de mudança cívica é a frase perfeita para resumir o que foi possível aprender durante o projeto “O meu Bairro em Fotografias”, uma atividade organizada pela Associação Youth Cluster e promovida pelo IPDJ. 

A Youth Cluster é uma das associações juvenis mais ativas em Portugal e tem vindo a, ao longo do seu percurso, promover ações que incentivam o pensamento crítico e o desenvolvimento e criação de uma geração de ativistas cada vez mais conscientes e informados social, político e ecologicamente. 

“O meu Bairro em Fotografias” foi uma iniciativa que permitiu conectar diversas pessoas e temas, tendo sempre como base o diálogo e discussão de tópicos tão importantes para uma melhor sociedade como o civismo, a sustentabilidade e a consciencialização, utilizando a fotografia como veículo de debate. 

A atividade foi organizada de um modo muito acessível. A disponibilidade e partilha de conhecimento por parte da equipa da Youth Cluster foi um incentivo à nossa presença em todas as sessões. Juntaram-se participantes de norte a sul do país, das grandes cidades urbanas a pequenas vilas com um ambiente mais rural. Dentro deste universo foi surpreendente verificar que há problemas que são transversais a todas as realidades como a falta de  acessibilidade nas ruas, o lixo pelo chão e por recolher, o aumento da poluição e a falta de espaços verdes, problemas constantes por todo o país.

Foi-nos dada uma câmara fotográfica descartável e a indicação para fotografarmos o nosso bairro. Os participantes puderam vivenciar a sua comunidade através de um outro olhar, mais atento, mais alerta e mais crítico. A partir de todas as apresentações feitas durante o projeto, foi possível aprender sobre diversos modos de ver, orientados através das temáticas propostas, enquanto ganhávamos competências ao nível de técnicas fotográficas. Ao longo das quatro sessões online outros conteúdos foram expostos: desde os grandes nomes da fotografia a conceitos de civismo e sustentabilidade. 

Durante o projeto, através de apresentações e debates, entendemos o que podem ser os vários modos de agir mais diretamente na sociedade: informarmo-nos, comentar a atualidade, manifestarmo-nos, exercer o nosso direito ao voto; criar elos de relação com associações e entidades locais - juntas de freguesia, municípios e etc. -, contribuir ativamente para a implementação de ações decorrentes de orçamentos participativos. Ações, por vezes desconhecidas, mas que são motores para uma mudança mais eficaz da realidade. 

Foi muito gratificante ter podido participar numa atividade tão informativa e relevante nos dias que correm. Obrigada Youth Cluster.

Beatriz Bibas