loader-logo

Youth Cluster — Da Ideia à Prática

Porque é que começámos este projeto que tem como objetivo primordial garantir que todos os jovens têm acesso a oportunidades inclusivas para adquirir experiência profissional e, posteriormente integrar o mercado de trabalho com competências adequadas?

Acredito que é essencial respeitarmos os nossos valores e, por isso, trabalhar com instituições que partilham das mesmas crenças e objetivos que nós. Após um Estágio Erasmus+ comecei a procurar o meu próximo emprego, mas a maioria das opções que tinha eram não remuneradas ou estavam longe de ter valores semelhantes, por isso escolhi outro caminho — Erasmus para Jovens Empreendedores — e contactei uma organização em Malta que estava a reconstruir um edifício no centro histórico de Valletta, com o objetivo de o tornar um espaço para a comunidade.

No momento em que iniciei a minha candidatura tinha a ideia de empreendedorismo era algo só para alguns, por isso, fiz um plano de negócio, que nunca iria concretizar, só para poder integrar o programa.

Durante 6 meses estive envolvida em diversos projetos, mas a experiência que vinha mudar o meu rumo foi o Social Innovators Mastermind, um projeto desenhado para oito empreendedores sociais desenvolverem o seu negócio. Estar em contacto constante com pessoas que têm respostas inovadoras para alguns desafios societais criou em mim o desejo de querer ser parte da mudança, no entanto ainda não tinha as ideias, as ferramentas ou a coragem para concretizar um projeto.

Quando estava perto de terminar o meu Erasmus para Jovens Empreendedores, comecei novamente a fazer candidaturas, mas tinha o mesmo problema e vinha mais uma vez o sentimento de frustração. Mas, porque não transformar a frustração em ação? Comecei a partilhar algumas ideias de projetos que gostaria de realizar com as pessoas que viriam a ser a equipa da Youth Cluster e, dos nossos longos debates, surgiram muitas outras ideias!

Na verdade somos um grupo de pessoas que constantemente procura projetos de voluntariado, estágios e empregos com significado, por isso, durante a pandemia dedicámos o nosso tempo a fazer pesquisa e criar uma plataforma que inclui oportunidades inclusivas, remuneradas e alternativas. Finalmente estamos online e mais perto de alcançar o nosso objetivo — apoiar jovens a planear a sua carreira, de forma a estágios não remunerados e empregos onde a nossa voz conta por metade deixem de ser uma realidade. Para chegarmos a mais jovens e aumentarmos a nossa esfera de impacto precisamos do apoio de todos, vem saber como podes apoiar este projeto e levá-lo a mais países que podem usufruir destes programas!

Da mesma forma que isto aconteceu connosco, pode acontecer contigo! Já tens resposta para algum desafio societal, mas não conheces ninguém que possa fazer parte da equipa ou que saiba fazer o site, a app ou tratar das finanças? Consulta os programas de apoio ao empreendedorismo e aventura-te, existe sempre resposta para os problemas!

Margarida Freitas