Projeto Solidário Skill UP

O que é um Projeto Solidário ESC?

Os projetos solidários do Corpo de Solidariedade Europeu vieram alterar a forma como nós, jovens, fazemos voluntariado e como podemos ser agentes de mudança na comunidade onde vivemos. A nossa equipa aproveitou este programas para colocar em prática algumas ideias e assim surgiu o Skill UP. Neste artigo queremos partilhar contigo de que forma é que tu podes fazer o mesmo!

Em primeiro lugar não podes ser apenas tu a querer fazer parte da mudança, tens que encontrar outros cinco jovens entre os 18 e 30 que queiram fazer o mesmo e que queiram criar um projetos juntos. Se já tens alguma experiência de voluntariado e organização de projetos podem fazer a candidatura enquanto equipa jovem, no entanto se esse não for o caso, aconselhamos a contactares uma associação sediada perto do local onde vives e que tenha disponibilidade para vos ajudar a fazer a candidatura e implementação das vossas atividades.

Se calhar agora estás a pensar que não sabes que tipo de projeto criar, mas não te preocupes, podes focar a tua atenção em qualquer tópico do teu interesse, por exemplo, sustentabilidade, literacia para os media, ativismo, culinária, empreendedorismo, entre muitos outros. Uma vez que o nosso grupo faz parte da Youth Cluster, o Skill UP foi criado com o objetivo de promover os programas que anunciamos na nossa plataforma. Na teoria, o nosso plano de atividades baseava-se em ir a escolas apresentar estes mesmos programas alternativos de forma a reduzir o desemprego, no entanto como a pandemia nos trocou as voltas tivemos que adaptar o nosso projeto para a versão digital, mas não foi difícil. A oportunidade de organizar tudo online acabou por nos permitir alcançar não apenas os jovens que vivem ou estudam nas escolas perto da nossa associação, mas sim um pouco por todo o país. 

Um ponto essencial de um projeto é a sua duração e, o nosso tem a duração de 7 meses, mas os projetos solidários podem variar entre 1 e 12 meses. E, por cada mês de implementação o Corpo de Solidariedade Europeu contribui com 500€ para apoiar com os custos que a vossa equipa possa ter. Na nossa opinião esta característica é óptima, porque por vezes para fazer voluntariado acabamos por ter que investir algum dinheiro, por exemplo em transportes ou materiais e, desta forma estes custos estão totalmente cobertos. Quer dizer, estão totalmente cobertos se souberes gerir bem o budget, por isso garante que tens uma pessoa responsável por saber para onde cada cêntimo vai. 

Até agora parece tudo muito bom, certo? A liberdade de escolher a equipa, o tópico em que vão trabalhar, a duração do projetos, as atividades que vão organizar e a forma como vão alocar o budget, mas claro que existem algumas burocracias que tens que seguir para poderes finalmente meter mãos à obra. O primeiro passo é a candidatura, a parte que talvez possa ser mais difícil, pois tens que ler o guia do Corpo de Solidariedade Europeu, de forma a saberes bem a informação que deves adicionar nas diferentes questões que vais encontrar na candidatura e responder com clareza a todos os pontos. Não desesperes, não é assim tão difícil e, de certeza que uma organização perto de ti te pode ajudar se for necessário.

A nossa equipa do Skill UP também te pode ajudar, uma vez que já atravessamos estes processo, por isso, se na dúvida se deves fazer uma candidatura, se tiveres questões específicas ou precisares de ajuda neste processo, envia um email para [email protected] e iremos responder o mais rapidamente possível.

Equipa Skill UP