GASNova
O GASNova é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento que tem como principais objetivo fazer com que os jovens, que iniciam a caminhada, se questionem sobre os problemas sociais e as suas causas, através de uma reflexão crítica que permite desconstruir estereótipos e criar vontade para mudar o que é injusto. As sessões de formação fomentam a cidadania participativa e apoiam na procura e criação de soluções inovadoras e sustentáveis. Para além de sessões de formação, os GASNova coloca os jovens em contacto direto com os problemas através de voluntariado local e internacional, sendo este último possível através de todos os eventos de angariação de fundos que são organizados ao longo do ano. O lema “Estamos Juntos!” representa o sentimentoe presente durante e após a caminhada.
Mais Detalhes
Requisitos
Para fazer parte do grupo é conveniente ter, pelo menos 18 anos, uma vez que as atividades de voluntariado podem exigir isso mesmo, no entanto não existe limite de idades para fazer parte do grupo, só é necessário ter disponibilidade para participar nas sessões e atividades ao longo da caminhada, abertura para aprender sobre diferentes tópicos e desafios sociais e vontade para ser um agente de transformação social. Considerando que as reuniões são semanais em Lisboa, é conveniente viver perto da capital ou ter disponibilidade de deslocação.
Duração
Todos os anos por volta de Novembro, o GASNova organiza uma sessão de apresentação, de forma a explicar em que consiste a Caminhada e permitir que as pessoas interessadas esclareçam as suas dúvidas e convivam com os GASNovenses que já fizeram parte do processo em anos anteriores. Caso a data desta sessão já tenha passado, ainda assim existe a possibilidade de fazer parte da Caminhada e para isso, basta contactar a organização para saber como proceder.
As reuniões semanais decorrem desde Novembro a Junho entre as 21 e 23 horas, em alguns fins-de-semana são organizadas sessões de voluntariado, formação e momentos de grupo e vários eventos de angariação de fundos. O ideal é que os participantes de cada ano participem em quase todas as atividades, no entanto cada pessoa pode escolher quanto tempo investir quer para este projeto.
Locais e Destinos
As reuniões semanais decorrem em Lisboa, enquanto os fins-de-semana de voluntariado, momentos de grupo e formação podem decorrer noutras zonas do País, tudo depende do que está planeado para esse ano. No final da Caminhada os projetos de voluntariado podem acontecer a nível nacional, mas também internacional, como por exemplo no Brasil, Cabo Verde, Grécia, entre outros. Todos os destinos são definidos de acordo com as necessidades identificadas para cada ano, assim como a disponibilidade financeira que o grupo alcançou através da angariação de fundos.
Apoio
Para fazer parte do GASNova não é preciso um grande investimento, no entanto para os fins-de-semana de voluntariado poderá ser necessário pagar um valor simbólico. Relativamente ao grande custo, que corresponde ao projeto de voluntariado internacional, este é coberto através dos fundos angariados durante a Caminhada. Importa tomar em consideração que nem todas as pessoas que fazem a Caminhada acabam a partir em missão, pois se o budget não for suficiente, os participantes que mostraram mais dedicação durante todo o processo são os enviados em missão, mas ainda assim toda a Caminhada é muito benéfica para desenvolvimento a nível pessoal e de conhecimentos.
Candidatura
Não existe nenhum processo de candidatura para fazer parte do GASNova, sendo apenas necessário ir à sessão de apresentação e depois começar a comparecer nas reuniões semanais.